Saúde faz busca ativa em escolas para vacinar contra sarampo

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aproveitou o retorno das aulas e traçou um cronograma de ações para identificar pessoas que precisam tomar a vacina contra o sarampo.

Dentre as iniciativas, equipes vão visitar escolas e instituições de ensino superior do município a partir desta semana, nos períodos diurno e noturno. O trabalho conta com a parceria da Faculdade de Enfermagem de Catanduva.

Quem estiver com a imunização em atraso ou com doses incompletas será vacinado. O principal alvo da campanha é o público jovem – de 15 a 29 anos – que precisa de um reforço, porque só tomou uma dose da vacina. Já que essa era a indicação há tempos. A segunda dose da vacina que protege contra o sarampo é recente, começou a ser aplicada a partir do ano 2000.

No trabalho de campo serão verificadas as carteiras de vacinação de alunos e professores. No caso de menores de idade, a imunização ocorrerá mediante levantamento prévio e autorização aos pais e responsáveis, por meio da verificação da carteira de vacinação.

“A orientação é que seja encaminhada a caderneta de vacina para a devida análise”, ressalta Daniela Bellucci, diretora de Vigilância em Saúde.

A secretaria afirma que a medida é importante para reduzir o risco de introdução do vírus da doença na cidade. Até o momento, Catanduva não tem caso confirmado de sarampo. Porém, a situação é preocupante, já que o número de casos positivos não para de crescer no Estado.

Cobertura

Em Catanduva, levantamento da Vigilância Epidemiológica aponta para índices de cobertura vacinal abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. De acordo com o mais recente boletim, 42,2% dos bebês de um ano e 33,26% de bebês com 1 ano e 3 meses tomaram a vacina até junho.

Orientação

O Ministério da Saúde emitiu nota para alertar mães e pais que vão viajar com os filhos, de seis meses a menores de um ano de idade, para município em situação de surto de sarampo. A recomendação é que crianças nessa faixa etária sejam vacinadas contra a doença com no mínimo 15 dias de antecedência da data da viagem. Atualmente, 39 cidades em três estados (São Paulo, Pará e Rio de Janeiro) manifestam surto ativo de sarampo.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas